Índice
Se você tem um iPhone, mas saiu recentemente do Android, encontrar os aplicativos ideais para o seu dia a dia não é tarefa fácil. Afinal, há uma gama de opções, de todos os jeitos e funções, e, com a App Store ainda exibindo anúncios em alguns resultados de pesquisa, é ainda mais difícil discernir quais aplicativos são os melhores. Felizmente, nós do Showmetech fizemos o trabalho pesado e separamos o joio do trigo. Aqui você vai encontrar uma lista de aplicativos que podem ajudar muito nas horas de lazer e até de trabalho. Confira:
Vídeos
Netflix
A Netflix revolucionou a maneira na qual consumimos entretenimento e é uma ótima pedida para todas as horas. Mesmo que você ainda não tenha uma conta no serviço de streaming, recomendamos que teste o período de 30 dias grátis para ver se gosta dos filmes, séries e documentários que ele tem a oferecer.
Outras plataformas de streaming, como HBO Max e Amazon Prime Video são boas alternativas para aqueles que procuram por catálogos específicos e séries originais.
YouTube
Também é uma boa ideia instalar o YouTube para ver conteúdo. Há milhares de canais de ótima qualidade e que postam vídeos novos todas as semanas.
É possível assistir a produções sobre games, música, filmes, livro e a maioria de qualquer hobby imaginável sem dificuldades. Ele também possui armazenamento em nuvem e é uma associação mensal paga conforme o uso que você pode cancelar a qualquer momento.
Apple TV
O aplicativo Apple TV permite procurar conteúdo em mais de 100 serviços de vídeo. Você pode encontrar filmes e programas, esportes ao vivo e notícias. Ele está disponível no iPhone, iPad e Apple TV – para que você possa assistir em casa ou onde você quiser.
Crunchyroll
Você é amante de animes? Então este aplicativo deve ser o primeiro a ser instalado no seu iPhone. Com o Crunchyroll você tem acesso a um catálogo imenso de animes e outros conteúdos orientais, como doramas. Uma hora após um episódio ter sido lançado no Japão, é possível conferir esse mesmo episódio legendado em português. Na versão gratuita você tem acesso a alguns animes, bem como há anúncios durante os episódios, porém, na versão paga, você tem acesso ilimitado ao catálogo e também fica livre dos anúncios.
Twitch
Agora temos uma sugestão ao público gamer. Se você pertence a este grupo, com certeza já ouviu falar na Twitch, plataforma de streaming que transmite pessoas jogando vários jogos. Entre jogos offline, online e até mesmo alguns jogos de tabuleiro, é possível acompanhar diversos streamers que estão jogando em tempo real no mundo todo.
A comunidade da Twitch costuma ser bem unida e divertida, um local onde você chega pra fazer amigos, seja com o próprio jogador que está transmitindo ou com os outros espectadores, através do chat, que se divertem um bocado também. A Twitch foi adquirida pela Amazon, e ao aderir ao Amazon Prime, você consegue algumas vantagens na Twitch e também recompensas em alguns jogos.
Música
Shazam
O Shazam é um aplicativo bem interessante para ter no seu iPhone, especialmente se você costuma ouvir por aí músicas que gosta, mas não conhece pelo nome.
Com apenas alguns segundos da canção tocando, o Shazam é capaz de ouvir e te contar o nome dela rapidamente. Em seguida, o app ainda oferece algumas maneiras simples de ouvir ou adquirir a canção legalmente.
Spotify
O Spotify é um dos melhores serviços que você pode encontrar para o seu smartphone se ainda não for assinante do Apple Music.
Ele conta com milhões de artistas e músicas conhecidos, além de você poder criar e compartilhar playlists com seus amigos. É um serviço de streaming que não necessariamente solicita a compra de algum álbum para reproduzir algumas de suas faixas favoritas. Outras opções como Deezer e o polêmico Tidal, do rapper e fundador Jay Z também são boas alternativas.
Deezer
Apesar de não ser tão famoso, o Deezer também oferece muitos recursos ótimos para seus usuários. Ele pode oferecer navegação entre mais de 90 milhões de músicas de graça, identificação de canções com o SongCatcher, exibição das letras das músicas — e confira também o recurso de traduções –, ouvir música por gênero e mood (o seu humor naquele momento), acesso a recomendações personalizadas com o Flow e escolha seu filtro de moods, adição de músicas na sua coleção de Favoritas e muito mais.
Apple Music
Quer aproveitar ao máximo os serviços e aplicativos da Apple? Então muito provavelmente pode se interessar pela Apple Music. Este é o serviço de assinatura de música da Apple incorporado em seus dispositivos. Com ele, você pode colocar para tocar praticamente qualquer música que já quis ouvir.
Diferentemente do Spotify, o Apple Music oferece um catálogo para compra e, uma vez realizada a compra de um single ou álbum, a música fica disponível para reprodução tanto online quanto offline.
GarageBand
Mais um para os fãs por música. O GarageBand da Apple transforma seu iPad e iPhone em um estúdio de gravação, para que você possa criar e mixar músicas – ou até mesmo ser um DJ – em movimento. Numa interface bem intuitiva, você “tocar” diversos instrumentos e/ou usar loops prontos para montar seus beats.
SoundCloud
O SoundCloud é uma plataforma de streaming de música e áudio com mais de 180 milhões de faixas, muitas delas de artistas independentes. E ele deixa fazer upload de áudio também. Uma ótima opção para encontrar e compartilhar novidades.
Fotos e vídeo
Photoshop Express
As câmeras do iPhone – seja o modelo que for – são excelentes e seu aplicativo Fotos, que já vem instalado de fábrica, traz uma série de ferramentas de edição. Mas para aqueles que preferem ferramentas de edição mais avançadas, uma boa pedida é o Photoshop Express. A vantagem é que o aplicativo da Adobe é gratuito. A desvantagem é que alguns recursos exigem assinatura de algum pacote e/ou compras no app.
Lightroom
Outro aplicativo gratuito da Adobe é o Lightroom. Assim como o Photoshop, ele traz ferramentas avançadíssimas de edição (considerando que você vai usar um celular para isso). Só que, também igual ao Photoshop, o Lightroom tem diversos recursos que exigem assinatura e/ou compra no aplicativo.
PicsArt
O PicsArt é um aplicativo focado em edição criativa de imagens. Dá para fazer montagens; acrescentar figurinhas e texto; redimensionar (com vários tipos de bordas); e por aí vai. Por mais que o app tenha recursos que precisam ser comprados, dá para fazer bastante coisa na versão gratuita.
Câmera Profissional
Este app, diferente dos citados até o momento, foca na captura das imagens. Isso porque ele te dá o controle sobre alguns recursos da câmera do iPhone na hora de tirar a foto, de maneira parecida aos celulares com Android e câmeras DSLR (aquelas profissionais). Entre esses recursos, estão: velocidade do obturador, ISO e balanço de branco. O Câmera Profissional é um aplicativo voltado para quem tem – ou busca ter – conhecimentos básicos sobre fotografia. E está disposto a pagar para brincar com essas noções no iPhone.
CapCut
Esse aplicativo da Bytedance (mesma desenvolvedora do TikTok) é um editor de vídeo para celular com bastante potencial e bem popular. Usando ele, você consegue criar vídeos juntando trechos de vídeos e fotos com música. Também dá para colocar figurinhas, texto e efeitos. O CapCut é gratuito – embora dê para pagar para ter recursos adicionais – e tem interface intuitiva.
Adobe Photoshop
Tudo pronto para usar o Photoshop no iPad ou iPhone? Caso você tenha uma assinatura válida, basta fazer login com sua Adobe ID. Caso não tenha, faça um teste gratuito de 30 dias. O Photoshop abre os mesmos arquivos que o Photoshop no seu computador (macOS ou Windows) graças à tecnologia de nuvem, que possibilita a sincronização dos seus arquivos em todos os seus aparelhos. Importe suas fotos Raw diretamente ao Photoshop, faça edições minuciosas, e compartilhe para receber comentários diretamente no app.
Tumblr
Menos restritivo do que o aplicativo de compartilhamento de fotos dominante de hoje, o Instagram, o Tumblr vai além das fotos permitindo que você publique entradas de blog, GIFs, vídeos e muito mais. Mas mais importante do que postar é repostar, que promove muita interação do usuário. O serviço evita a trollagem negativa de outras redes sociais por meio de seu design de reblogar em vez de comentar.
Mensagens
O aplicativo de mensagens da Meta é indispensável e quase dispensa apresentações. Com o tempo, ele se tornou uma ferramenta essencial tanto para a vida profissional quanto pessoal. Além da troca de mensagens, áudios e figurinhas, dá para enviar imagens, documentos e até pagamentos pelo WhatsApp. O aplicativo é gratuito e exige que você tenha um número de celular para funcionar.
Telegram
Este é um aplicativo de mensagens semelhante ao WhatsApp, mas que serve de alternativa ao app da Meta. Entre os seus diferenciais estão a criptografia que protege as mensagens das suas conversas privadas e em grupos; a não limitação de número de integrantes para grupos; e as diversas configurações de personalização. Assim como o WhatsApp, o Telegram também é gratuito.
Facebook Messenger
Seja você um usuário ativo ou não do Facebook, o aplicativo de mensagens atrelado à rede social é bem divertido. Você consegue fazer ligações de áudio e vídeo (em que dá para usar máscaras virtuais de realidade aumentada); jogar; e realizar pagamentos. Justamente por ser atrelado à rede social da Meta, o Facebook Messenger não exige um número de celular para funcionar – e roda em qualquer dispositivo.
Skype
Prosseguindo com as nossas sugestões de aplicativos para iPhone, ainda na pegada da Microsoft, temos aqui o Skype. O mensageiro da empresa de Bill Gates possui diversas ferramentas para comunicação, como mensagens instantâneas, vídeo chamada, inclusão de emojis nas mensagens e outros tipos de recursos. Sendo um aplicativo de iPhone, ele permite que você ligue para outros usuários de Skype sem custo algum, bem como te possibilita inserir um número de telefone ao aplicativo, permitindo que as pessoas te liguem e você atenda diretamente por ele.
Segurança
1Password 8
Para quem costuma esquecer suas senhas com facilidade, pode ser uma boa ideia ter o 1Password 8 instalado. Com esse aplicativo você salva e gerencia todas as suas senhas, além de outras informações privada, de forma bem simples.
O melhor é que este aplicativo oferece uma ótima segurança e é usado por milhões de outros usuários de dispositivos iOS.
Google Authenticator
O Google Authenticator é uma opção para quem quer o iPhone como um token de segurança. Isso permite que você use o celular para verificações de segurança de 2 etapas ainda mais seguras, já que ele oferece códigos únicos (que expiram em alguns segundos) para sua identificação em contas de diversos sites.
TunnelBear
Outro aplicativo interessante para quem se preocupa com sua segurança é o TunnelBear. No geral, muitas pessoas o usam como um VPN para acessar sites como se estivessem em outro país.
E ele também serve para proteger seu iPhone de possíveis riscos com redes públicas de Wi-Fi e de outros sites maliciosos em que você pode navegar.
Utilidades
Todoist
O Todoist é um dos aplicativos mais conhecidos entre os usuários de dispositivos iOS porque é facilmente um dos melhores em termos de organização e criação de listas, lembretes e tarefas.
O legal é que você ainda pode classificar e organizar todas notas com base em suas prioridades e dependendo do dia ou semana em que precisará lembrar delas.
Evernote
O Evernote é o Todoist dos aplicativos de bloco de notas para iPhone: um dos melhores e mais conhecidos. Dá para criar anotações e buscar informações armazenadas na sua conta. A desvantagem é que, atualmente, as melhores partes dos seus diferenciais estão limitadas a aqueles que toparem pagar por elas.
Office (Microsoft 365)
O celular não é o equipamento ideal para escrever documentos, criar apresentações de slides e editar planilhas importantes. Mas a correria do dia-a-dia pode exigir que você faça isso. A boa notícia é que existe o aplicativo do Office para iPhones, em que dá para criar e editar arquivos do Word, PowerPoint e Excel.
Também dá para fazer anotações no OneNote, acessar e-mails pelo Outlook e criar/assinar PDFs. Tudo fica sincronizado no OneDrive, a nuvem da Microsoft. A má notícia é que o aplicativo exige a assinatura de algum plano do Microsoft 365 (antigo Office 365).
Dropbox
Se a sua rotina depende de um fluxo de arquivos que estão no seu computador do trabalho, no computador e notebook em casa, no celular etc, então vai precisar manter tudo isso sincronizado. A dica aqui é usar o Dropbox, que faz justamente isso e os arquivos ficam armazenados na nuvem. A interface é simples e o serviço tem diversos pacotes de armazenamento.
Gmail
O aplicativo para envio de e-mails oficial do Google, o Gmail, também pode ser um ajudante e tanto para os usuários de iPhone. Esse aplicativo pode ser utilizado para vincular outras contas de e-mail de domínios como Hotmail, Yahoo e muitos outros. Além disso ele também pode ser sincronizado ao próprio app Mail, nativo do iPhone, para que você tenha ainda mais controle sobre os e-mails enviados e recebidos. Assim como no PC, o Gmail para iPhone também é recheado de recursos inteligentes que podem te impressionar.
Microsoft Outlook
Uma alternativa ao Gmail é o aplicativo oficial para e-mails da Microsoft, o Outlook. Ele possui diversas ferramentas interessantes como um calendário integrado ao sistema de compromissos, caixa de entrada focada em e-mails considerados mais importantes e muitos outros. E apesar dele ser um aplicativo para iPhone, ainda é possível sincronizar sua conta em um aplicativo para o Apple Watch, assim você fica ligado nos seus e-mails com ou sem seu smartphone por perto.
Wikipedia
Com certeza você já ouviu falar de alguma fonte vinda da Wikipedia, né? Este é o acervo de informações mais conhecido da internet. Ele, alimentado por qualquer pessoa na internet — que tenha conhecimento no assunto e passa por um processo de verificação –, oferece informações sobre os mais diversos assuntos, pessoas, lugares, situações… literalmente quase tudo é possível encontrar na Wikipedia.
Ter ele em seu smartphone pode te ajudar a realizar consultas diversas rapidamente. O fato dele ser um dos primeiros resultados quando alguém pesquisa algo no Google confirma sua relevância, apesar de que deve sempre se ter cuidado com o que se lê na internet.
Google Maps
Outro aplicativo referente ao ecossistema Google, o Google Maps te ajuda em diversas ocasiões. Ele funciona como um mapa localizador, ou seja, é possível pesquisar locais, endereços ou nomes de cidades para conferir o que você quiser, geograficamente. Por exemplo, você pode conferir a distância entre um lugar a outro independente de como o trajeto será feito: a pé, de carro, ônibus, moto… e além de oferecer a informação sobre em quanto tempo mais ou menos você chegará, ainda mostrará quais os percursos possíveis, geralmente dando preferência aos caminhos mais curtos. Não fique perdido!
Redes Sociais
O Facebook quase não precisa de introdução. É provavelmente a rede social mais popular do mundo. Use-o para manter suas amizades ou simplesmente para visualizar memes ocultos de intrometidos que espalham propaganda.
O Instagram, um aplicativo de propriedade da Meta (que também é dona do Facebook), é uma rede social voltada ao compartilhamento de fotos e vídeos. Talvez seja a morada dos influencers e provavelmente concentra o maior número de gurus e web-celebridades da internet.
O LinkedIn é a rede social voltada para o mercado profissional. Além de ajudar a criar um currículo on-line, ela tem como o objetivo o networking, promove encontro de empregos, anúncio de vagas e compartilhamento contatos.
O Pinterest é a meca da bricolagem. Quer fazer uma esfoliação labial? Tem aqui. Precisa de ideias de festa de Halloween? Também tem! Você pode explorar pelos mais de 100 bilhões de pins em todas as seções e, de quebra, cria moodboards para buscar inspiração.
Esse é um dos aplicativos para os desejosos por novidades e também para aqueles que buscam um senso latente de comunidade. No Reddit é possível descobrir os principais tópicos de tendências, notícias de última hora, videoclipes virais, piadas engraçadas e memes quentes.
Snapchat
O Snapchat é semelhante ao Instagram (ou seria o Instagram semelhante ao Snapchat?). Este é mais um dos aplicativos que possui um recurso de stories, mas destina-se a enviar instantâneos rápidos para amigos que são excluídos para sempre quando são visualizados, embora o remetente sempre possa salvá-los para visualização posterior.
TikTok
O uso básico do TikTok é feito por usuários que filmam vídeos sincronizando os lábios ou realizando passos de danças criativos. Seus conteúdos duram de 15 segundos até dez minutos e podem ser selecionados em uma biblioteca de músicas, efeitos e sons para adicionar aos vídeos. O resultado? A rede social favorita da Geração Z.
Bom, o Twitter é talvez a rede social que tornou-se o berço dos memes. Com um limite de caracteres, tudo está aqui, o tempo todo, em tempo real, basicamente sem filtros. Um limitado infinito de possibilidades e criatividade.
BeReal
Imagine uma rede social de fotos para você ser “real” (leia-se: sem filtros nem produções). Esse é o conceito do BeReal, que ficou popular recentemente. Seu funcionamento é bem diferente do que consideramos normal, isto é, do Instagram, Facebook, Twitter e cia. Só dá para postar uma vez por dia, a partir do momento que o app mostrar que pode. E aí você tira uma foto do que estiver fazendo no momento, uma selfie neste momento e pode acrescentar uma legenda para a montagem. É divertido.
Notícias
Google Notícias
A ideia do aplicativo é facilitar o hábito de se manter informado consumindo conteúdo de diversos veículos de comunicação. Nele, você aponta seus assuntos e veículos favoritos para montar, literalmente, um feed de notícias. O app também oferece resumo de notícias, recomendações com base nos seus interesses e espaços para você salvar reportagens e resultados de pesquisas. Assim como as outras ferramentas da gigante de tecnologia, o Google Notícias é gratuito.
A proposta deste aplicativo é parecida com a do Google Notícias, só que com mais estilo. É que o app faz uma curadoria de conteúdo em redes sociais e demais parceiros na internet (periódicos e blogs, por exemplo) com base nos seus interesses. Dessa curadoria, sai um feed com estilo de revista digital. O Flipboard é uma ótima opção para modelos de iPhone com telas grandes. E é de graça.
Idiomas
Duolingo
Por fim, temos uma ótima opção para qualquer pessoa que quer aprender ou já está aprendendo a falar uma nova língua. O Duolingo possui aulas e lições de diversos idiomas diferentes e elas são bem divertidas. Como ele apresenta um sistema bem parecida com um tipo de jogo, sempre há um incentivo para continuar voltando e os exercícios nunca são entediantes.
Hospedagem
Airbnb
Apesar de alguma controvérsia em algumas áreas sobre as leis de hotéis, muitas pessoas tiveram nada além de boas experiências, quartos limpos e anfitriões amigáveis via Airbnb. O aplicativo tem todos os recursos que você poderia querer e muito mais. Os viajantes podem reservar sua estadia, conversar diretamente com o anfitrião, obter instruções exatas e explorar até mesmo especificações como casas na árvore mobiliadas. Os anfitriões podem avaliar potenciais hóspedes, gerenciar seus calendários e promover suas propriedades por meio do aplicativo. É uma proposta interessante para quem curte viajar com frequência.
Booking
Assim como no aplicativo anterior, o Booking oferece diversas opções para hospedagem. De acordo com a plataforma são oferecidos mais de 27 milhões de hotéis, aluguéis de temporada, casas, apartamentos e outros lugares únicos. Nas buscas você pode pesquisar por cidade, atração turística, ponto de interesse ou nome do hotel, bem como filtrar por preço, nota de avaliação, comodidades e outros fatores importantes. Há ofertas diárias e cancelamento grátis em quase todos os quartos.
Transporte
Uber
Considerado pioneiro dos aplicativos de corrida, o Uber também é um forte aliado para as comemorações de Carnaval. Simples e direto, você só precisa inserir o destino, conferir o valor da corrida e pronto! O app aceita diversos métodos de pagamento, como cartão de crédito, débito, Pix e dinheiro em espécie.
99
Concorrente principal do Uber, o 99 também oferece corridas em diversas categorias, entregas de compras em mercados e — em algumas localidades — lanches também. Todos os motoristas cadastrados passam por um processo de seleção, aumentando a segurança dos usuários.
Moovit
O aplicativo Moovit é indispensável para quem pretende se deslocar utilizando transporte coletivo. Presente em mais de 3.500 cidades em 112 países, o app mostra como ir de um ponto a outro da cidade utilizando os diferentes modais de transporte coletivo, incluindo ônibus, trens, metrôs e até mesmo barcas. Nas localidades onde o transporte coletivo é equipado com GPS, você consegue acompanhar em tempo real a localização do transporte, e sabe exatamente o horário de chegada.
Relacionamento
Tinder
Um dos aplicativos de relacionamos mais conhecidos no Brasil e no mundo — se realmente não for o mais conhecido –, o Tinder reúne pessoas próximas que estão procurando algum tipo de encontro. Ele funciona com um raio de reconhecimento, ou seja, as pessoas que aparecerão disponíveis para você, serão as mais próximas dentro de alguns metros ou quilômetros. Seja para encontros casuais ou mais sérios, esse aplicativo combina muito com o Carnaval.
Happn
Semelhante ao app anterior, o Happn também apresenta as pessoas que gostariam de algum tipo de encontro mas sua exibição é feita com base em quando você cruzou com aquela outra pessoa. Não necessariamente uma do lado da outra, mas mostrando que vocês estiveram próximos em algum momento do dia. Depois de conferir quem tem uma rota semelhante da sua, basta curtir o perfil dela e se ela também te curtiu, é só trocar um bate papo!
Bumble
Por mais que o Bumble seja de fato um aplicativo para encontros, ele amplia esse conceito para outro nível de relacionamento. Aqui você encontra dois modos, o Bumble Date, que exibe as pessoas em busca de um encontro romântico e também o Bumble BFF, trazendo aquele grupo de pessoas que buscam por amizades, conversas e etc.
Inner Circle
Já o Inner Circle promete um espaço seguro, com gente interessante para conhecer, conversar e se encontrar na vida real. Uma comunidade verificada, determinada a ter melhores encontros e que, por isso, está disposta a colocar um pouco mais de esforço em informações encontradas nos perfis, nas fotos e nas mensagens. De acordo com a empresa com esse app você conhece pessoas com quem realmente gostaria de sair.
Grindr
E finalizando não só a sessão de apps para encontros, mas também a nossa lista, temos aqui o Grindr, aplicativo de encontros para homens gays. Ele reúne uma porção de perfis com diversas opções para você exibir como se identifica. Confira fotos dos pretendentes, sua localização em relação a onde você está, envie e receba reações e muito mais. O serviço ainda conta com recurso pago para ampliar ainda mais as suas opções.
Navegadores
Firefox
Firefox, o navegador de código aberto, chegou ao iPhone, e é realmente um download que pode agradar a muitos usuários. Seu layout de guia é muito mais claro do que o do Safari e permite sincronizar seus favoritos e muito mais com o Firefox de desktop. A Visualização de leitura elimina os anúncios irritantes para dispositivos móveis, e a Lista de leitura salva os artigos para mais tarde, quando você tiver tempo. Alternativa de navegador para o Safari? Aqui está uma ótima indicação!
Google Chrome
Faça o download do novo Google Chrome para seu iPhone e iPad. Agora ele está mais simples, seguro e rápido do que nunca. Aproveite a Busca do Google ao máximo e sincronize com facilidade seus favoritos e suas senhas com o Chrome no laptop. Faça o download do navegador rápido e seguro recomendado pelo Google.
Você concorda com a lista? Tem alguma sugestão? Coloca aqui nos comentários!
Revisado por Dácio Castelo Branco em 20/03/2023
Veja também:
12 Melhores aplicativos gratuitos para escutar música sem Wi-Fi e Os melhores smartphones 5G para comprar em 2022.