Índice
- Deixe seu perfil privado
- Não revele informações pessoais na bio do perfil
- Não compartilhe sua localização em publicações
- Remova permissões de localização
- Desabilite o compartilhamento de Stories
- Reduza a personalização de anúncios do Instagram
- Remova assuntos que não tem interesse das propagandas
- Proteja sua conta com autenticação em dois fatores
- Remova permissões de compartilhamento com terceiros
- Controle quem pode mandar mensagens diretas
- Não sincronize seus contatos
- Oculte seu status de atividade
- Remova sugestões de contas similares
- Use o Amigos Próximos para publicar conteúdo
- Remova ou bloqueie usuários indesejados
- Limpe o histórico de pesquisa
- Desabilite que suas publicações sejam usadas em Remixes
- Aprove manualmente as marcações do seu perfil
- Não clique em links suspeitos recebidos por mensagem direta (DM)
Por que é importante proteger a privacidade no Instagram? Desde a compra do Instagram pelo Facebook, hoje conhecido como Meta, a rede social se tornou alvo de críticas em relação ao uso dos dados dos usuários de diferentes maneiras. Por sua vez, o Instagram é popularmente conhecido por ser uma das redes sociais em que as pessoas compartilham cada vez mais todos os mínimos detalhes de suas vidas pessoais.
Em consequência disso, há uma maior preocupação em relação a quem está acessando o seu perfil. Através das configurações do Instagram é possível deixar seu perfil privado para proteger a sua vida particular, porém existem outras diversas formas de aumentar a sua privacidade no Instagram. Se você quer manter a sua conta segura, a seguir temos dicas que podem aumentar a segurança na rede social.
Deixe seu perfil privado
Como mencionado anteriormente, a maneira mais simples de aumentar sua privacidade no Instagram é manter o perfil privado. Deste modo, pessoas que não te seguem somente verão seu nome e foto de perfil, sendo necessária uma solicitação para seguir e, desta forma, ter acesso ao conteúdo publicado por você, seja este conteúdo do feed, stories ou reels.
Lembrando que deixar seu perfil privado não afetará os seguidores atuais. As pessoas que te seguem permanecerão com acesso aos seus conteúdos
Para colocar sua conta como privada você deve modificar as configurações do Instagram da seguinte maneira:
- Acessar o perfil do Instagram, clicar no ícone com 3 barrinhas no canto superior direito e ir em “Configurações”.
- Dentro de “Configurações” clique no botão “Privacidade” e ative a primeira opção em “Conta Privada” para ligar esta opção.
Não revele informações pessoais na bio do perfil
Mesmo com seu perfil privado existem informações que todas as pessoas têm acesso, como, por exemplo, foto, nome e bio, sendo a bio a descrição abaixo do seu nome. Nesse caso, evite revelar informações pessoais nela para aumentar sua privacidade no Instagram.
Para alterar a bio do Instagram você deve:
- Acessar o perfil do Instagram, clicar no botão “Editar perfil” e alterar os seus dados no espaço determinado para bio como indicado na imagem abaixo.
Não compartilhe sua localização em publicações
Uma prática criminosa potencializada pelas redes sociais é o stalking, prática na qual o criminoso persegue a vida de suas vítimas. Com o compartilhamento de localização em publicações, há uma facilitação dessa prática, principalmente se o usuário compartilhar uma localização muito precisa, como uma rua ou um estabelecimento que ele frequenta.
Ao fazer um novo post, uma das opções de descrição do conteúdo refere-se à localização do local onde a foto ou vídeo foi capturado. Logo, uma dica importante para aumentar a sua privacidade no Instagram é não compartilhar sua localização em publicações. Para evitar isso, você deve:
- Ao fazer um post no Instagram, seja uma foto ou vídeo, a janela abaixo é apresentada na tela para o preenchimento dos dados da postagem como legenda, pessoas incluídas e a localização. Nesse caso, evite adicionar uma localização mais precisa de onde você estava no momento do registro.
Remova permissões de localização
Ao autorizar as permissões de localização para o Instagram, o aplicativo pode, além de marcar a sua própria localização em publicações de forma automática, utilizar a localização para informar a outras empresas sobre onde você frequenta para te indicar propagandas de locais próximos ao usuário.
Caso você não esteja confortável com esse compartilhamento com empresas terceiras, saiba que é possível remover as permissões de localização do Instagram. Para isso é necessário remover a conexão do aplicativo com o GPS do seu aparelho e esse procedimento é feito de formas diferentes se o seu aparelho é Android ou iPhone.
No Android:
- Vá nas configurações do seu aparelho e procure por “Privacidade” e após isso entre em “Gerenciar permissões”.
- Escolha gerenciar as permissões referente a localização clicando em “Local”.
- Busque pelo Instagram e marque a opção “Negar” para não permitir que o aplicativo utilize sua localização por GPS.
No iPhone:
- Vá nos “Ajustes” do seu aparelho e clique em “Privacidade”.
- Em privacidade, entre em “Serviços de Localização” e procure pelo Instagram
- Clicando no Instagram você deve modificar a permissão de acesso à localização para “Nunca”
Desabilite o compartilhamento de Stories
Uma das principais formas de publicação de conteúdo no Instagram são os stories, algo que já se tornou popular em outras redes sociais como WhatsApp e Facebook. Diferente das publicações no feed e dos reels, os stories desaparecem depois de 24 horas, tornando-os uma via para publicação de conteúdos mais cotidianos mostrando no detalhe o dia-a-dia do usuário.
Devido a essa grande exposição nos stories, há a necessidade de controlar quem pode ver os seus conteúdos. Para isso é importante desabilitar o compartilhamento dos seus stories para que apenas as pessoas que te seguem vejam o conteúdo sem poder enviar para terceiros. Para isso você deve realizar o seguinte procedimento:
- Como mostrado nos tópicos anteriores, entre no menu de “Configurações” da sua conta e entre em “Privacidade”.
- Clique em “Story”.
- Dentro da aba “Story” desmarque a opção “Permitir o compartilhamento nas mensagens”.
Reduza a personalização de anúncios do Instagram
A maioria das publicidades no Instagram são enviadas para as pessoas conforme o que é consumido pelo usuário e não há uma maneira de remover a publicidade direcionada, porém, existem formas de limitar o quanto o Instagram utilizará seus dados para propagandas através das configurações no aplicativo.
Existem duas configurações que podem ser alteradas para isso. Uma delas previne que o Facebook e o Instagram utilizem dados enviados por outras companhias, enquanto a outra vai interromper o uso das atividades do usuário no Instagram e Facebook como dados enviados para outras empresas utilizarem com o intuito de mostrar propagandas direcionadas para a pessoa.
No aplicativo do Instagram:
- Acesse as configurações da sua conta e clique em “Anúncios”.
- Dentro da aba “Anúncios” entre em “Dados de parceiros sobre sua atividade” e desabilite a opção “Usar dados de parceiros”.
No computador:
Nesse caso, será utilizado o Facebook para alterar essas informações e, a partir da modificação lá, essa configuração vai mudar em todos os aplicativos do Meta, incluindo o Instagram.
- Faça login no Facebook pelo computador e acesse suas configurações clicando no ícone do seu perfil no canto superior direito e acessando “Configurações e privacidade” e entre em “Configurações”.
- Na janela que se abriu, na aba à esquerda procure por “Anúncios”.
- Clique então em “Configurações de anúncios” e “Anúncios mostrados fora do Facebook”.
- Por fim, desabilite a opção de permissão para “Não permitido”.
Remova assuntos que não tem interesse das propagandas
Como citado anteriormente, as propagandas no Instagram são mostradas ao usuário conforme o que ele consome para mostrar para a pessoa o que ela deseja comprar ou consumir. Não tem como desabilitar as propagandas no Instagram, porém, há uma maneira de limitar os assuntos das propagandas relacionados a certos tópicos.
Essas configurações não vão necessariamente proteger sua privacidade, porém permitirão uma customização do aplicativo para tornar suas redes sociais mais agradáveis. Isso deve ser feito da seguinte maneira:
- Acesse o menu de “Configurações” da sua conta no Instagram e entre em “Anúncios”.
- Dentro da aba de “Anúncios”, clique em “Tópicos de anúncios” e remova os tópicos que você deseja evitar que sejam mostrados.
Proteja sua conta com autenticação em dois fatores
Uma das maneiras mais eficazes e mais utilizadas na proteção de dados em redes sociais é a implementação da autenticação em dois fatores. Esse método consiste em utilizar uma camada extra de proteção, dado que o recurso vai inserir uma segunda verificação na identidade do usuário ao tentar a conexão com a conta do Instagram, ou seja, mesmo se outra pessoa conseguir sua senha, será necessária uma etapa de verificação de identidade antes da liberação do acesso no aplicativo.
Para saber como proteger sua conta com os diferentes métodos de autenticação em dois fatores, acesse e saiba mais:
Remova permissões de compartilhamento com terceiros
Uma das práticas mais comuns em redes sociais como o Instagram atualmente é a conexão com aplicativos externos, seja para realizar agendamento de publicações ou edição de fotos.
Os aplicativos externos conectados na conta do Instagram solicitam acesso aos seus dados quando conectados ao perfil pela primeira vez. Logo, quanto mais aplicativos externos são associados à sua conta, mais vulnerável você fica em termos de segurança e privacidade no Instagram.
Felizmente, remover a permissão de acesso de aplicativos externos aos dados é bem simples:
- Acesse seu perfil do Instagram pelo computador via navegador, clique no seu perfil no canto superior direito e vá para “Configurações”.
- Na aba de configurações, clique em “Apps e sites” e remova quaisquer aplicativos e sites que estejam conectados ao seu Instagram.
Controle quem pode mandar mensagens diretas
A principal forma de contato entre usuários no Instagram é através das mensagens diretas (DM). Uma pessoa que você está seguindo pode enviar uma mensagem para você, porém, para pessoas que você não segue, essas mensagens vão para uma aba de “Solicitações de contato” e é necessária uma permissão para que você comece uma conversa com essa outra pessoa.
Caso você decida não receber mensagens é possível modificar as configurações:
- Entre em “Configurações” e vá na aba de “Privacidade”.
- Acesse “Mensagens” e em “Possíveis conexões” modifique da forma como você deseja ser contatado.
Não sincronize seus contatos
Uma das opções do Instagram voltadas para a praticidade de seus usuários envolve a sincronização da sua agenda de contatos com o Instagram para, dessa forma, simplificar a conexão entre pessoas que se conhecem nas redes sociais. Entretanto, com o acesso a sua agenda de contatos, o Instagram pode utilizar essa informação para direcionar propagandas para seus amigos.
Caso você não deseje que seus contatos estejam sincronizados com o Instagram, é possível modificar essa opção:
- Acesse o menu “Configurações” e entre em “Conta”.
- Vá em “Sincronização de contatos” e desabilite a opção “Conectar contatos”.
Oculte seu status de atividade
No Instagram também é possível ocultar o seu status para que outros usuários não vejam que você está online e isso pode ser útil caso você não deseje que alguém veja se você está utilizando o Instagram ou não. Porém, para verificar o status de outros usuários você não pode ocultar o seu próprio.
Para ativar a ocultação de status de atividade é simples:
- Acesse o menu “Configurações” no seu perfil do Instagram e clique em “Privacidade”.
- Dentro do menu “Privacidade”, entre em “Status da atividade” e desabilite as duas opções na tela.
Remova sugestões de contas similares
Um dos objetivos do Instagram é fazer com que o usuário consiga criar uma rede de seguidores conectando diversas pessoas da forma mais prática possível. Para isso existe uma funcionalidade de sugestão de contas similares, ou seja, quando você segue uma determinada conta, o Instagram entende que aquele tipo de conteúdo é agradável para o usuário e recomenda outras contas similares a esta.
Porém, o Instagram também pode recomendar a sua conta para que outras pessoas sigam. Isso pode se tornar algo indesejável para você, caso queira que seja mais difícil de ser encontrado. Dessa forma, é possível desabilitar essas sugestões da seguinte maneira:
- Acesse o Instagram pelo PC, clique no seu perfil e vá em “Editar perfil”.
- Desmarque a última opção em “Sugestões de contas similares”.
Use o Amigos Próximos para publicar conteúdo
Um dos recursos de privacidade mais utilizados no Instagram é a função “Amigos Próximos”. Esse recurso permite compartilhar stories apenas com um grupo de pessoas selecionadas. Sendo assim, é possível criar uma lista de amigos e compartilhar o seu conteúdo apenas com as pessoas que fazem parte dela, mantendo sua privacidade no Instagram.
Para criar e editar a sua lista de “Amigos próximos” siga as seguintes instruções:
- No menu de “Configurações”, acesse “Conta”.
- Dentro da aba “Conta”, clique em “Amigos Próximos” e clique em “Começar” para adicionar seus amigos à lista.
Remova ou bloqueie usuários indesejados
Uma ação definitiva para evitar que uma pessoa indesejada tenha acesso ao seu conteúdo publicado no Instagram é bloquear o usuário para sempre. Dessa forma, ele não terá acesso a nenhuma de suas publicações, stories ou reels.
Você pode bloquear aquela conta e até mesmo novas contas que o usuário possa criar. Fazer isso é bem simples, você deve:
- Acessar o perfil da pessoa que você gostaria de bloquear e clicar nos 3 pontos no canto superior direito da tela.
- Na aba que abriu, clique em “Bloquear”, em seguida escolha se deseja bloquear o usuário apenas ou se deseja bloquear até mesmo novas contas que ele possa criar e enfim clique em “Bloquear”.
Limpe o histórico de pesquisa
É uma boa prática para proteção de seus dados nas redes sociais e manter a sua privacidade no Instagram realizar a limpeza no histórico de pesquisa. Isso não vai esconder nenhum tipo de informação online no Instagram para outros usuários, mas evita que pessoas ao seu redor tenham acesso a isso através do seu próprio celular.
Para realizar a limpeza do histórico de pesquisa, é simples:
- Clique na lupa de “Pesquisar” na barra inferior no Instagram.
- Acesse “Ver tudo” no seu histórico de pesquisa e clique em “Limpar tudo”.
Desabilite que suas publicações sejam usadas em Remixes
Caso não esteja utilizando uma conta privada, todo o conteúdo do seu perfil pode ser utilizado para remixes. Isso permite que outros usuários utilizem fotos, vídeos e reels nos seus próprios reels.
Para desabilitar que as suas publicações sejam utilizadas, siga os passos:
- Acesse o menu de “Privacidade” nas configurações da sua conta do Instagram.
- Clique em “Reels e Remix” e desabilite todas as opções de permissão.
Aprove manualmente as marcações do seu perfil
O Instagram permite que outros usuários marquem você em suas fotos publicadas. Porém, você não controla quem tem acesso ao perfil deste usuário que te marcou em uma foto, logo, é possível que pessoas indesejadas tenham acesso a uma imagem sua e, consequentemente, acesso ao seu perfil.
Caso isso seja indesejado para você, é possível aprovar manualmente cada marcação de seu perfil em fotos para que você escolha exatamente quem pode te marcar em uma foto ou vídeo.
- Acesse o Instagram pelo PC e clique em “Privacidade e segurança” na aba lateral.
- Procure pelo tópico “Fotos com você” e marque a opção “Adicionar manualmente”.
Não clique em links suspeitos recebidos por mensagem direta (DM)
Por último e não menos importante, não clique em links suspeitos recebidos por mensagem direta. Links maliciosos resultam em vírus sendo propagados em computadores e dispositivos celulares na internet todos os dias. É sempre importante antes de clicar em um link suspeito verificar quem está te enviando e, em algumas vezes, até mesmo questionar sobre o conteúdo presente no link. Cuidado nunca é demais!
Veja também
Ou, se preferir, clique aqui para saber como consultar o status das denúncias no Instagram.
Fonte: The Verge, Consumer Reports, Life Hacker, Instagram.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.