Índice
- Super Mario World
- Donkey Kong Country 2: Diddy’s Kong-Quest
- Kirby Super Star
- Super Mario Kart
- EarthBound
- Star Fox 2
- Kirby’s Dream Land 3
- Super Punch Out!!
- Super Mario World 2: Yoshi’s Island
- F-ZERO
- Donkey Kong Country 3: Dixie Kong’s Double Trouble!
- Panel de Pond
- Super Mario All-Stars
- Donkey Kong Country
- Super Metroid
Uma das vantagens mais legais de assinar a Nintendo Switch Online é o acesso a mais de 100 jogos clássicos do Super Nintendo Entertainment System (SNES). Esse serviço de streaming ainda possui algumas vantagens sobre o console original:
- Capacidade de salvar seu progresso quando e onde quiser, retroceder o progresso segurando os botões ZL e ZR para quantas “repetições” forem necessárias para vencer alguns dos títulos mais desafiadores;
- A função de bate-papo por voz através do aplicativo oficial da Nintendo Switch Online;
- Um recurso de cursor cooperativo que dá a um parceiro uma mão literal para apontar segredos ou compartilhar dicas em tela compartilhada.;
- Jogabilidade intensa cooperativa ou competitiva com amigos online.
Com uma enorme coleção de títulos de todos os gêneros, é fácil para os novatos ficarem um pouco confusos ao tentar encontrar os melhores jogos do SNES disponíveis na Nintendo Switch Online, por isso fizemos uma lista dos melhores títulos que você precisa experimentar ou matar aquela saudade.
Super Mario World
Incluído originalmente nas primeiras unidades do Super Nintendo Entertainment System, “Super Mario World” é o primeiro jogo da série Super Mario a apresentar o dinossauro montável, adorável e sempre faminto, Yoshi.
A Princesa Toadstool foi capturada pelo malvado Bowser, e cabe a Mario e Luigi aventurarem-se pela Terra dos Dinossauros ao lado dos Yoshis para resgatá-la. Este jogo de plataformas 2D desafia os jogadores a serem criativos com power-ups que mudam o jogo, como uma capa que permite que os personagens voem e a clássica Flor de Fogo que lança bolas de fogo.
Com 74 fases muto bem construídas, toneladas de segredos, bônus ocultos e uma variedade de inimigos criativamente projetados, “Super Mario World” tem muito conteúdo para manter entretidos os fãs hardcore de jogos de plataforma por um longo tempo.
O clássico jogo SNES de 1990 também apresenta um sólido modo cooperativo onde os jogadores assumem os papéis de Mario e Luigi para completar níveis, à medida que se aproximam progressivamente do Castelo do Bowser.
Donkey Kong Country 2: Diddy’s Kong-Quest
Kaptain K. Rool sequestrou Donkey Kong e agora Diddy Kong e sua namorada Dixie Kong terão que explorar a terra natal dos Kremlings para resgatá-lo em “Donkey Kong Country 2: Diddy’s Kong-Quest”.
O jogo apresenta uma trilha sonora envolvente, diversos estágios para explorar em busca de muitos colecionáveis e controles responsivos que tanto veteranos quanto iniciantes irão apreciar ao realizar saltos, rolamentos e esquivas em frações de segundos.
Ao jogar “Donkey Kong Country 2: Diddy’s Kong-Quest”, os jogadores podem alternar entre Diddy e Dixie a qualquer momento para aproveitar ao máximo a velocidade de corrida de Diddy e o movimento inovador de girar a trança de Dixie, que permite que ela desça lentamente de lugares altos.
Embora inimigos como as abelhas Zinger, as explosivas Kabooms e os fortes Krushas possam parecer intimidantes, os Kongs podem contar com amigos animais como a cobra saltadora Rattly e a aranha Squitter, que dispara teias para tornar os níveis mais fáceis.
Corridas intensas de montanha-russa, caminhadas pegajosas por meio de colmeias enormes embebidas em mel e nadar por navios naufragados abandonados são apenas algumas das muitas áreas emocionantes que Diddy e Dixie devem superar se quiserem encontrar Donkey Kong no topo da Ilha Crocodilo.
Kirby Super Star
Os fãs de Kirby certamente ficaram maravilhados quando “Kirby Super Star” foi lançado em 1996, e agora você pode explorar as oito aventuras compiladas em uma coleção.
Claro, o jogo simples de quatro fases “Spring Breeze” é um passeio fácil por Dreamland para recuperar a comida que o Rei Dedede roubou, mas é apenas para treiná-lo para os desafios mais difíceis que virão: como a emocionante e nervosa “Revenge of Meta Knight”, a diversão de descobrir tesouros em um labirinto em “The Great Cave Offensive” e a conclusão galáctica de “Milky Way Wishes”.
Assim como em outros títulos da franquia Kirby, o pequeno e rosado personagem adquire as habilidades dos inimigos que engole pelo caminho. No entanto, com o simples toque de um botão, Kirby pode descartar seus poderes atuais para invocar um personagem aliado útil para lutar ao seu lado, que pode ser controlado por um amigo para uma jogatina cooperativa de dois jogadores a qualquer momento.
Além disso, “Kirby Super Star” apresenta alguns divertidos minijogos para serem descobertos, como “Megaton Punch”, onde você testará sua habilidade contra a de um amigo para ver quem é o mais forte em Dreamland, e “The Arena”, onde Kirby e sua turma terão que enfrentar uma série de vilões ao longo do jogo.
Super Mario Kart
Mesmo com apenas oito personagens jogáveis e 15 pistas únicas, a quantidade de conteúdo do “Super Mario Kart” original é pequena se comparada às versões modernas, mas é um jogo que fãs antigos da série de corrida idolatram.
O “Super Mario Kart” é um jogo particularmente desafiador, especialmente quando você começa a jogar no modo mais rápido. Completar todas as quatro pistas com uma medalha de ouro é uma grande conquista para qualquer um que possua habilidades suficientes para permanecer em primeiro lugar, desviando dos itens lançados pelos outros sete competidores que estão sempre no seu encalço.
Se você gosta de jogos de SNES de qualidade para dois jogadores, você vai adorar o espírito competitivo de “Super Mario Kart”. Seja você um fã de pilotos leves e ágeis como Toad ou Yoshi, ou de corredores pesados e velozes como Bowser ou Donkey Kong Jr., jogar cascas de banana, conchas Koopa e raios no seu amigo é muito divertido, independentemente da pista de corrida.
Depois de passar horas se divertindo fazendo manobras nas pistas de Doughnut Plains e Choco Island, é hora de dar uma apimentada na jogatina com o modo batalha. É uma verdadeira festa de itens sem limites, onde você terá que fazer de tudo para estourar os três balões do seu amigo antes que ele estoure os seus.
EarthBound
Embora “EarthBound” possa ser considerado o jogo mais estranho já lançado para o SNES, este título deliciosamente bizarro é facilmente um dos melhores jogos de RPG do console.
A história de “EarthBound” é um conto estranho, hilário, assustador e reconfortante que se concentra em quatro jovens amigos enquanto viajam pelo mundo e lutam contra inimigos bizarros para impedir o fim do mundo, previsto por uma entidade alienígena que viaja no tempo e assume a forma de uma abelha. E isso é só o que acontece nos primeiros dez minutos do jogo!
Embora “EarthBound” tenha tido uma vendagem baixa quando foi lançado em 1994, esse RPG conquistou uma enorme legião de fãs nas décadas seguintes devido aos seus visuais psicodélicos, sistema de combate inovador, escrita verdadeiramente engraçada e elenco memorável de personagens.
Além disso, é um jogo particularmente longo, o que significa que você terá muito tempo para encontrar sua melhor estratégia para lutar contra hippies, homens das cavernas e zumbis ao lado de seus amigos psíquicos, gênios e mágicos.
Star Fox 2
Muitos jogadores antigos e fãs de jogos retrô podem estar familiarizados com o jogo original “Star Fox” e suas aventuras espaciais emocionantes após seu lançamento em 1993, mas “Star Fox 2″ é um jogo com uma história incomum. A sequência direta foi totalmente desenvolvida em 1995, mas só foi lançada ao público em 2017 como um jogo bônus especial para o console em miniatura Super NES Classic Edition.
Os fãs do clássico vão apreciar o retorno ao sistema Lylat ao lado de dois novos membros da equipe para derrubar uma horda quase interminável de naves inimigas enviadas pelo malvado Andross. Algumas das novas e excitantes adições à fórmula de “Star Fox” incluem ser caçado pelo mercenário Star Wolf, a habilidade de pousar e transformar sua nave Arwing em um versátil robô andante, e um mundo totalmente em 3D mais bonito para Fox, Peppy, Falco e Slippy explorarem e defenderem.
Kirby’s Dream Land 3
Um dos últimos grandes títulos a ser lançado no SNES lá em 1997, “Kirby’s Dream Land 3” foi o quinto e último jogo do Kirby para o console. Uma força escura e misteriosa engoliu o mundo antes feliz de Dreamland, então Kirby parte com seus amigos animais para expulsar os invasores e restaurar a paz.
Algumas das muitas maneiras pelas quais “Kirby’s Dream Land 3” se diferencia de outros jogos do Kirby incluem: a capacidade de convocar seu novo amigo, um longo e faminto blob azul chamado Gooey para um amigo poder se juntar em co-op, um estilo de arte adorável e desenhado à mão, e uma variedade de novos amigos animais divertidos, como o gato Nago e a polvo ChuChu.
Este jogo adoravelmente ilustrado pode parecer simples à primeira vista, mas exigirá jogadores inteligentes para descobrir todos os segredos bem escondidos, combinando as habilidades de Kirby e a ajuda de animais fofos para resolver quebra-cabeças.
Super Punch Out!!
Não há muitos jogos de luta na coleção de SNES do Nintendo Switch Online, mas a boa notícia é que “Super Punch-Out !!” é uma verdadeira joia. Neste jogo de boxe, você assume o papel de Little Mac, enfrentando oponentes cada vez mais difíceis e habilidosos enquanto você soca seu caminho para ganhar o cinturão da World Video Boxing Association.
O boxe em “Super Punch-Out !!” requer habilidade, um excelente senso de tempo e um olhar aguçado enquanto você desvia e bloqueia os golpes de seus adversários, esperando o momento certo para um contra-ataque.
Embora esse título seja mais conhecido como um jogo para um jogador, onde você enfrenta uma série de boxeadores encantadoramente cartunescos como Aran Ryan, Mad Clown e o extremamente difícil Nick Bruiser, ninguém sabia que o jogo tinha um modo multijogador até que um código secreto foi descoberto em 2022 para desbloqueá-lo!
A melhor parte é que este código (o segundo jogador pressiona e segura os botões B e Y enquanto o jogador um pressiona start) funciona tanto no cartucho original do SNES quanto na versão Nintendo Switch.
Super Mario World 2: Yoshi’s Island
Os adoráveis Yoshis voltaram e, desta vez, cabe aos coloridos répteis viajar até o lado distante da Ilha Yoshi para reunir o bebê Mario com o bebê Luigi, que foi sequestrado pelo malvado Magikoopa Kamek.
“Super Mario World 2: Yoshi’s Island” é a sequência direta do original “Super Mario World”, mas uma experiência completamente diferente. Você joga exclusivamente como Yoshi, transformando-se em helicópteros, carros e outros veículos, e com o objetivo final de transportar com segurança o pequeno Mario até o objetivo final sem que ele seja sequestrado pelos inimigos.
“Super Mario World 2: Yoshi’s Island” apresenta um charmoso e colorido estilo desenhado à mão e um esquema de controle responsivo, que precisará ser dominado se sua coleção de Yoshis tiver chance de chegar ao final do Mundo 6.
Falando nisso, há muitos colecionáveis para procurar, se conseguir 100% das moedas vermelhas, Flores Especiais e 30 estrelas por nível, desbloqueará um nível extra por mundo que colocará suas habilidades de salto, arremesso de ovos e esmagamento para um teste final.
F-ZERO
Bem-vindo ao futuro distante, no ano de 2560, onde a corrida F-Zero em carros planadores ultrarrápidos é o esporte mais emocionante. Em “F-ZERO”, você escolhe entre quatro modelos e desliza, impulsiona, derrapa e salta por 15 pistas desafiadoras para se tornar o grande campeão.
Com uma variedade impressionante de pistas, perigos únicos, músicas marcantes e personagens carismáticos, como Captain Falcon, Pico, Dr. Stewart e Samurai Goroh, não é difícil entender por que “F-ZERO” tem uma base de fãs fiéis após tantos anos.
É uma pena que não haja um modo para dois jogadores e que não tenha havido um novo jogo na série F-Zero desde “F-Zero GX” no Nintendo GameCube. No entanto, jogadores do Nintendo Switch que procuram um jogo de corrida lindamente renderizado e que testará seus reflexos vão apreciar a versão clássica de 1990 do SNES de “F-ZERO”.
Saiba mais sobre F-ZERO no vídeo exclusivo A História de F-ZERO.
Donkey Kong Country 3: Dixie Kong’s Double Trouble!
Já se passou tempo demais desde que Donkey Kong e Diddy Kong se aventuraram para explorar o Norte do Kremisphere. Agora cabe a Dixie Kong e Kiddie Kong viajar pelas alturas vertiginosas de Razor Ridge, pelos desertos industriais de Mekanos e além para encontrá-los.
Os jogadores experientes vão trocar os Kongs nos momentos certos, usando a Dixie Kong para planar rodopiando os cabelos, ou se servindo da força de Kiddie Kong, para atravessar os 48 níveis do jogo, todos com design criativo, e descobrir seus muitos segredos.
Quando se trata de Donkey Kong Country 3: Dixie Kong’s Double Trouble!, há uma infinidade de itens colecionáveis para serem procurados. Desde moedas de urso que podem ser usadas para trocar por itens com a família dos irmãos urso espalhados pelo mundo, até pássaros-banana bem escondidos que proporcionarão aos jogadores uma recompensa satisfatória se conseguirem encontrá-los todos.
Com seus chefes intimidantes, trilha sonora atmosférica e jogabilidade repleta de ação, este jogo encerra a trilogia Donkey Kong Country do SNES em grande estilo.
Panel de Pond
Caso você possua um Super Nintendo Entertainment System fora do Japão, pode conhecer este jogo como “Tetris Attack”, e é facilmente o melhor jogo de quebra-cabeça do SNES disponível no Nintendo Switch Online.
“Panel de Pon” é um título de quebra-cabeça rápido em que linhas horizontais de blocos coloridos sobem a partir do chão, sendo sua tarefa mover o cursor e trocar a posição de dois blocos por vez para formar linhas de três ou mais peças iguais e removê-las do tabuleiro.
O jogo termina caso os blocos do jogador encostem no topo da tela por mais de alguns segundos e, se estiver jogando contra um adversário, enviará grandes blocos de lixo para a tela oponente sempre que combinar quatro ou mais blocos ao mesmo tempo.
A capacidade de enviar blocos ruins aos seus amigos a qualquer momento torna o modo de dois jogadores uma disputa intensa e gratificante que os fãs hardcore de jogos de quebra-cabeça não conseguirão largar.
Super Mario All-Stars
Quando a Nintendo lançou o Super Nintendo Entertainment System juntamente com “Super Mario World”, o personagem Super Mario já era um nome conhecido e amado, com diversas aventuras lançadas para o console anterior da Nintendo.
Teria sido relativamente fácil para a Nintendo simplesmente portar alguns títulos do Mario do NES para o SNES, mas “Super Mario All-Stars” apresenta quatro versões completamente remodeladas de “Super Mario Bros.”, “Super Mario Bros. 2”, “Super Mario Bros. 3” e “Super Mario Bros: The Lost Levels” em um único cartucho.
Foi uma delícia reviver ou descobrir os jogos originais do Super Mario pela primeira vez com visuais mais detalhados de 16 bits quando “Super Mario All-Stars” chegou às prateleiras em 1993, mas o que os jogadores ocidentais chamam de “Super Mario Bros: The Lost Levels” é o que os fãs japoneses conhecem como a sequência direta de “Super Mario Bros”, e não foi lançado fora do Japão até muito tempo depois.
Se você é fã das aventuras modernas do Mario, deve se dar a oportunidade de jogar os primeiros jogos do Super Mario por meio desta abrangente coleção do SNES.
Donkey Kong Country
O lendário estoque de bananas do Donkey Kong foi levada pelo vilão King K. Rool e sua desagradável tripulação Kremling, então chegou a hora dele e de seu companheiro Diddy Kong recuperá-las.
O grande macaco terá que nadar por recifes de coral perigosos, andar em carrinhos de mina cambaleantes e suportar brutais tempestades de neve antes de ter uma chance de enfrentar K. Rool. Com 40 níveis empolgantes para explorar, há muito o que manter os fãs de plataforma entretidos com “Donkey Kong Country”.
As vastas florestas tropicais e as profundas minas são um desafio, mas com muitas salas de bônus ocultas, vidas extras e a ajuda de amigos animais como o robusto rinoceronte Rambi, o sapo saltador Winky e o peixe-espada veloz Enguarde, os jogadores terão bastante ajuda, se permanecerem calmos. Com seus belos visuais, jogabilidade precisa e elenco adorável de personagens, é fácil ver por que “Donkey Kong Country” e suas duas sequências são alguns dos jogos SNES mais queridos.
Super Metroid
Depois que os Piratas do Espaço recapturam a última das criaturas alienígenas parasitas Metroid e destroem a estação de pesquisa, cabe somente a Samus Aran rastrear os bandidos até o centro do labirinto do planeta Zebes para recuperar a criatura.
As cavernas sinuosas de Zebes são ameaçadoras, mas à medida que Samus encontra melhorias para o seu traje cibernético, como a Morph Ball, Grappling Beam e Super Missiles, as grotescas criaturas nativas ficam um pouco menos assustadoras com cada nova melhoria.
Após encontrar uma nova maneira de abrir novos corredores e caminhos, os jogadores devem estar atentos a pequenas inconsistências no ambiente, por existirem muitos bônus extremamente bem escondidos, como atualizações de capacidade de mísseis que valem a pena serem procurados.
Com monstros que se elevam a várias telas de altura, e novos alienígenas assustadores que surpreendem atrás de cada novo ambiente que Samus visita, os fãs de ficção científica vão se divertir com o mundo futurista de “Super Metroid”.
Em resumo, a biblioteca de jogos do SNES no Nintendo Switch Online oferece uma oportunidade única para os jogadores mais jovens descobrirem clássicos icônicos da era 16-bit e para os veteranos revisitarem seus jogos favoritos de infância. Com gráficos e jogabilidade clássicos que resistem ao teste do tempo, os jogos do SNES são uma das melhores maneiras de experimentar a era de ouro dos videogames.
Veja mais:
Como fazer backup dos arquivos de jogos salvos na nuvem Nintendo Switch Online
Os 6 anos do Nintendo Switch – ShowmeCAST 133
Fonte: Nintendo Switch Online, SlashGear, NintendoLife
Revisão do texto feita por: Pedro Bomfim (03/04/23)
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.