Uma coisa é preciso reconhecer: em matéria de fazer espetáculos, poucos produtores são tão inventivos quanto os americanos. É justamente da Terra do Tio Sam que temos uma curiosa atração envolvendo luta e tecnologia. O programa BattleBots é uma espécie de “UFC de Robôs” produzido pela rede de televisão ABC. A atração traz batalhas entre robôs desenvolvidos por estudantes, empresas e pesquisadores.
Se na competição de artes marciais, o Brasil já viveu dias melhores, no UFC de Robôs podemos ter perspectivas mais positivas. Na última sexta-feira (8), o episódio de BattleBots teve como uma de suas atrações a lute entre o prata da casa Blacksmith contra Minotaur, criado pela RioBotz, uma equipe de robótica da PUC do Rio de Janeiro. E o robô brasileiro teve uma performance memorável.
A luta
Diante de um público só menos empolgado que os próprios locutores do evento, Blacksmith assumiu uma postura mais agressiva e foi logo partindo pra cima de Minotaur. O robô construído por um engenheiro de New Jersey era maior e tinha como principal arma um grande marreta que castigou a carcaça do robô brasileiro durante o primeiro minuto do combate.
Após o sufoco inicial, Minotaur começou a fazer valer sua maior estabilidade e agilidade, aplicando poderosas descargas elétricas que foram minando, pouco a pouco, Blacksmith. O domínio foi aumentando na medida que Minotaur atirava seu adversário contra os obstáculos presentes do ringue até deixar Blacksmith completamente destruído (confira no vídeo abaixo).
Além da vitória por nocaute de Minotaur, o “card” principal do UFC de Robôs ainda contou com batalhas como:
- Star Platinum contra The World
- Goku contra Vegeta
- Bruce Lee contra. Chuck Norris
A RioBotz formada pelos estudantes de robótica da universidade carioca é a única equipe sul-americana a participar do BattleBots. Diga-se de passagem, que participação!
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.