Lançada na primeira quinzena de abril, a atualização Creators Update chegou para o Windows 10 repleta de novas funcionalidades – e uma das novidades mais bacanas adicionadas pela Microsoft foi o chamado ‘Dynamic Lock‘, que nos dá a capacidade de desbloquear o PC utilizando apenas uma conexão Bluetooth.
Funcionando exatamente como nas chaves dos carros mais modernos, a simples presença de um dispositivo confiável faz com que o Windows não exija uma senha para ser desbloqueado, tornando a sua utilização muito mais prática e rápida no dia-a-dia.
O novo recurso é compatível com qualquer smartphone com Bluetooth, seja ele Windows, Android ou iOS, e além de agilizar e muito o uso do computador, bloqueia novamente o dispositivo caso note que você, e o seu gadget, se afastaram do perímetro por mais que 30 segundos.
Aprenda a utilizar
Se você quiser usar do novo recurso, o primeiro passo necessário é parear o smartphone para funcionar junto ao comuputador. Além de possibilitar o uso do Dynamic Lock, o pareamento permite, muitas das vezes, trocar arquivos entre os aparelhos e até mesmo utilizar um deles como as caixas de som do outro, reproduzindo arquivos do seu celular, por exemplo, no seu PC.
Para parear, certifique-se que o Bluetooth dos seus dispositivos, PC e smartphone, estão ligados e reconhecem um ao outro. Nas configurações de Bluetooth do computador, busque pelo seu smartphone e, quando encontrá-lo, confirme o PIN num dos aparelhos e efetue a conexão. Prontinho, seus aparelhos já estão falando a mesma língua!
Depois de ter os aparelhos conectados, o passo seguinte é habilitar o Dynamic Lock e finalmente tê-lo funcionando: siga para as Configurações, acessíveis no Menu Iniciar, vá para a opção Contas e busque pelas Opções de Entrada. Estando finalmente lá, desça um pouco a tela e marque a seguinte caixinha: ‘Permitir que o Windows detecte que você está ausente e automaticamente bloqueie o dispositivo’.
Fique atento
Este é o procedimento padrão para ter o Dynamic Lock funcionando no seu Windows, mas tenha cuidado: caso alguém intercepte o seu computador e comece a usá-lo antes do bloqueio automático, é muito provável que o Windows não o bloqueie em seguida. Segundo a Microsoft, isso acontece para prevenir que quedas naturais da comunicação Bluetooth causem problemas na hora de usar o computador.
Mas eai, você testou a nova funcionalidade? O que achou dela? Não se esqueça de comentar conosco qual foi a sua experiência, aguardamos a sua opinião!
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.