Galaxy watch8 e galaxy watch ultra 2025

COMPARATIVO: Galaxy Watch8 vs Galaxy Watch Ultra 2025

Avatar de victor pacheco
Comparamos os 2 melhores smartwatches da Samsung, pra saber se você precisa mesmo do mais caro ou se terá tudo o que precisa no mais barato. Veja o review-comparativo:

Para o ano de 2025, a Samsung chega com as melhores opções para quem usa smartphones Android e principalmente já tem um smartphone da marca. Mas qual escolher entre o Galaxy Watch8 e o Galaxy Watch Ultra? Veja a comparação neste post e escolha o melhor para seu dia a dia.

Design

Galaxy watch8 e galaxy watch ultra 2025
Galaxy Watch Ultra é mais robusto, enquanto o Galaxy Watch8 é mais compacto (Foto: Victor Pacheco/Showmetech)

O Galaxy Watch8 refina a ergonomia da geração anterior, apresentando uma redução de 1,1 mm na espessura. Essa alteração, embora sutil no papel, traduz-se em um conforto significativamente maior no uso diário e durante o sono. Disponível nos acabamentos Grafite e Prata, mantém a estética minimalista da linha.

Em contrapartida, o Galaxy Watch Ultra (2025) mantém a identidade visual agressiva e o chassi em Titânio do seu antecessor. Seu formato “Squircle” de 47mm transmite robustez, mas cobra seu preço na ergonomia: o perfil elevado e o peso extra podem torná-lo um pouco incômodo para pulsos mais finos ou para monitoramento de sono, onde o volume excessivo tende a incomodar usuários que se movimentam muito à noite.

Botão de ação do galaxy watch ultra
Botão de ação do Galaxy Watch Ultra ajuda em ações rápidas e pode ativar sirene (Foto: Victor Pacheco/Showmetech)

E vale destacar que o Galaxy Watch Ultra tem o botão de ação, que permite acionar uma sirene ou iniciar uma ação (como começar a monitorar um exercício) com apenas um clique. No dia a dia, isso se faz bastante prático, ainda mais que você precisa iniciar a medição dos exercícios no relógio para ter dados de saúde captados. A sirene, em casos de emergência, também é útil para ser facilmente encontrado por socorristas.

Galaxy watch ultra
Galaxy Watch Ultra tem maior resistência para atletas profissionais (Foto: Victor Pacheco/Showmetech)

Não podemos deixar de citar que o Galaxy Watch Ultra é superior em durabilidade: ele suporta calor de até 55 °C, 9.000m de altitude e 10 ATM de pressão d’água, o que equivale a uma profundidade de aproximadamente 100 metros e o torna adequado para natação e snorkeling.

Em contrapartida, o Galaxy Watch8 possui resistência à água de 5 ATM, equivalente a cerca de 50 metros de profundidade, ideal para natação superficial, mas não para mergulho ou esportes aquáticos de alta velocidade.

Tela

Galaxy watch8 e galaxy watch ultra
Galaxy Watch8 aposta no visual mais tradicional (Foto: Victor Pacheco/Showmetech)

A Samsung equipou ambos os modelos com painéis Super AMOLED protegidos por Cristal de Safira, garantindo cores vibrantes e alta resistência a arranhões. Ambos também contam com o recurso Always On Display (AOD), que mantém o mostrador visível com baixo consumo de energia. No entanto, a execução dessa tecnologia difere um pouco entre as versões.

Tela do galaxy watch8
Tela do Galaxy Watch8 é mais simples, mas entrega maior conforto (Foto: Victor Pacheco/Showmetech)

O Galaxy Watch8 foca na maximização da área útil em um corpo compacto. Disponível em 40mm (1.3″) e 44mm (1.5″), a grande evolução desta geração está na redução das bordas (bezels). Ao diminuir a moldura preta ao redor do display, o Watch8 oferece uma experiência visual mais “infinita” e imersiva.

Isso não só melhora a estética, tornando o relógio mais elegante para o uso social, como facilita a interação com a interface, oferecendo mais espaço para toques e gestos sem aumentar o tamanho físico do relógio no pulso. Apesar disso, por conta de não ter uma proteção no vidro, as bordas da tela podem arranhar a longo prazo.

  • Tela do galaxy watch ultra
  • Tela do galaxy watch ultra

O modelo Ultra aposta na funcionalidade extrema. Embora seu corpo seja robusto (47mm), sua tela tem o mesmo tamanho da versão maior do Watch8 (1.5″). O diferencial aqui não é o tamanho, mas a potência:

  • Brilho de 3.000 Nits: O painel atinge picos de luminosidade muito superiores, garantindo leitura perfeita sob sol direto do meio-dia, essencial para esportes outdoor.
  • Modo Noturno Exclusivo: O Ultra possui um recurso de software integrado ao hardware que, ao detectar baixa luz, altera automaticamente as watch faces exclusivas para um vermelho monocromático tático. Isso preserva a visão noturna do usuário em acampamentos ou trilhas, impedindo a dilatação da pupila causada pela luz branca ou azulada comum.

A tela do Galaxy Watch Ultra vence. Se você precisa ler notificações sob o sol forte ou checar o GPS no meio da mata à noite sem ofuscar sua visão, o brilho extra e o Modo Noturno tático são ferramentas que o modelo padrão não entrega.

Sistema e interface

Tela do galaxy watch ultra
One UI 8 Watch se adapta bem à tela do relógio (Foto: Victor Pacheco/Showmetech)

Ambos os relógios inteligentes chegam com a Wear OS 6, via interface One UI 8 Watch. Entre as novidades para este ano, destaco os módulos em formato de pílula, que se encaixam melhor à tela e, claro, permitem uma melhor visualização independente do ângulo que você está vendo o relógio. Uma dica que me fez diferença no uso dos dois aparelhos: coloque as fontes em negrito, para ver as informações ainda melhor.

A Now Bar também está por aqui, mesmo que de forma singela. Ela permite que você controle a música, veja ou pause cronômetros ou até mesmo veja informações de seu treino em tempo real, sempre na parte inferior da tela.

Now bar no galaxý watch ultra
Now Bar fica em formato de pílula (Foto: Victor Pacheco/Showmetech)

Vale a pena destacar a boa integração dos relógios com smartphones da Samsung e como tudo fica sincronizado. Um exemplo está na definição de alarmes que, por mais que você programe um despertador apenas no smartphone, ele aparecerá nos relógios.

E também vale a pena citar o uso de gestos para ações rápidas, como balançar o pulso para desativar alarmes e rejeitar chamadas, um “toc toc” para abrir um aplicativo e o gesto de pinça, que pode ser usado para diversos casos. É uma adição que chega para deixar o dia a dia mais dinâmico.

Por fim, a plataforma Wear OS 6 garante acesso à vasta biblioteca da Google Play Store, assegurando que aplicativos essenciais como WhatsApp, Spotify, Strava, Google Maps e mais funcionem de forma nativa e fluida em ambos os dispositivos.

Faces de Relógio

Samsung galaxy watch manager
Telas podem ser personalizadas de diversas formas (Captura de tela: Victor Pacheco/Showmetech)

Como ambos os dispositivos operam sob a interface One UI Watch, eles compartilham uma vasta biblioteca nativa, desde os clássicos analógicos até os interativos AR Emojis. No entanto, a Samsung reservou diferenciais de software cruciais para o modelo mais robusto.

O Galaxy Watch Ultra se destaca com mostradores exclusivos, como o Ultra Analog, projetados especificamente para “power users”. Esses layouts tiram proveito da caixa de 47mm para exibir até oito complicações simultaneamente — como bússola, altímetro e índice UV —, transformando o relógio em um painel de controle denso, algo que no Galaxy Watch8 tenderia a poluir o visual, já que o modelo padrão prioriza a elegância e o minimalismo.

Galaxy watch ultra
Galaxy Watch Ultra aproveita melhor a tela maior, mostrando mais informações simultaneamente (Foto: Victor Pacheco/Showmetech)

O grande trunfo técnico do Ultra, contudo, é a integração do “Modo Noturno Automático”. Diferente do Watch8, onde o modo noturno apenas atenua o brilho, as faces exclusivas do Ultra alteram toda a interface para um vermelho tático ao detectar baixa luminosidade.

Modo noturno do galaxy watch ultra
Modo noturno do Galaxy Watch Ultra (Foto: Victor Pacheco/Showmetech)

Esse recurso vai além da estética: o comprimento de onda da luz vermelha não afeta a rodopsina, preservando a visão noturna do usuário durante acampamentos ou atividades na madrugada, uma funcionalidade de segurança que o modelo base não oferece nativamente.

Galaxy watch8
Galaxy Watch8 aproveita bem a tela, também podendo ser personalizada (Foto: Victor Pacheco/Showmetech)

Vale ressaltar que, em termos de estilo puro, o usuário do Galaxy Watch8 não fica desamparado. A plataforma Wear OS permite acesso a aplicativos como Facer ou Timeflik via Google Play Store, garantindo customização infinita para ambos. O Watch8 foca na personalização estética para o dia a dia, enquanto o Ultra foca na funcionalidade técnica para ambientes extremos.

Funcionalidades

Os dois relógios, por mais que tenham algumas diferenças visuais, compartilham o mesmo processador e sensor BioActive, o que os coloca páreo a páreo em alguns pontos. Vamos passar por cada uma das funcionalidades:

Google Gemini

Google gemini no galaxy watch ultra
Gemini funciona bem e traz experiência melhor que a da Bixby (Foto: Victor Pacheco/Showmetech)

Os Galaxy Watch8 e Watch Ultra foram os primeiros relógios inteligentes do mundo (mas modelos com o Wear OS 6 passaram a usá-lo como padrão um tempo depois) a receberem o Gemini como assistentes pessoais, substituindo o Google Assistente. A assistente Bixby, da Samsung, continua disponível por aqui, mas o botão Início de ambos os relógios ativa o Gemini por padrão.

O uso no dia a dia chega próximo ao que vimos nos smartphones, mas com algumas diferenças. A Samsung cita que, na verdade, a funcionalidade é o Ask Gemini (Peça ao Gemini, em tradução livre), para que ele possa responder ou iniciar alguma ação nos relógios.

Google gemini no galaxy watch ultra
Gemini consegue dar informações rápidas direto no relógio (Foto: Victor Pacheco/Showmetech)

O funcionamento em ambos é exatamente igual e por mais que você não tenha um eSIM para conectar os relógios inteligentes da Samsung, ele ainda “pega” internet do smartphone que está conectado, interessante de não ter que pegar o celular para falar com o assistente pessoal do Google.

A ideia é interessante e caso você esteja com um fone de ouvido sem fio conectado ao celular ou relógios, dá para ouvir ele responder sem precisar pegar o celular do bolso, mantendo segurança em dia. Apesar disso, ambos os modelos ainda apresentam falhas, principalmente se você estiver em um lugar com muito barulho externo. De todas as formas, o Gemini ainda é melhor que o Google Assistente e ter ele disponível em ambos os relógios inteligentes é uma baita adição.

Qualidade do sono

Análise de sono de relógios inteligentes da samsung
Análise de sono é ponto alto dos relógios (Foto: Victor Pacheco/Showmetech)

Se o seu objetivo principal é entender como você dorme, a Samsung democratizou a tecnologia: ambos os modelos entregam o mesmo pacote de dados. No entanto, a experiência física de dormir com eles é oposta. Tanto o Galaxy Watch8 quanto o Ultra utilizam o Sensor BioActive atualizado e algoritmos de IA para gerar a Pontuação de Energia (Energy Score). Ambos monitoram:

  • Detecção de Apneia do Sono: Ambos contam com a certificação (FDA/Anvisa) para detectar sinais de apneia moderada a grave, um recurso de saúde preventiva vital.
  • Fases do Sono: Vigília, REM, Leve e Profundo.
  • Oxigenação (SpO2): Quedas na saturação durante a noite.
  • Temperatura da Pele: Usada para refinar a análise do ciclo menstrual e saúde geral.

O Ultra, com sua bateria um pouco maior, aguenta até três noites de monitoramento sem precisar ver o carregador, oferecendo paz de espírito para quem é esquecido. Com o Watch8, se você esquecer de carregar antes de deitar e ele estiver com 15%, ele provavelmente “morrerá” antes de você acordar, perdendo os dados da noite.

Apesar da evolução nos sensores, é importante alinhar expectativas: alguns “fantasmas” das gerações passadas ainda assombram tanto o Galaxy Watch8 quanto o Ultra. A precisão do software não é absoluta e sofre com duas inconsistências históricas da linha Galaxy.

O primeiro ponto de atenção é a detecção de sonecas. O sistema promete identificar cochilos diurnos para incrementar sua Pontuação de Energia, mas a assertividade oscila. Nos testes, os relógios nem sempre “acordam” para registrar esses breves momentos de descanso, ignorando dados que poderiam melhorar sua métrica de recuperação diária. Os erros aconteceram mais no Watch8 do que no Watch Ultra, mas o modelo mais robusto também acabou falhando em algumas medições.

O segundo problema é a continuidade do sono. Há cenários onde, ao levantar brevemente (para ir ao banheiro ou beber água) e retornar à cama, os relógios encerram a sessão de sono prematuramente. Isso impacta diretamente a pontuação final, entregando um relatório que diz que você dormiu menos do que a realidade.

  • Animais de sono dos relógios inteligente da samsung
  • Animais de sono dos relógios inteligente da samsung

Para compensar essas falhas técnicas, a Samsung brilha na interpretação dos dados com os Animais do Sono. Após sete dias de uso contínuo, o sistema analisa seus padrões — como hora de deitar, consistência e tempo acordado — e atribui um “avatar” ao seu perfil, sendo eles (do melhor para o pior):

  • Leão
  • Pinguim
  • Morsa
  • Toupeira
  • Cervo
  • Ouriço
  • Jacaré
  • Tubarão

Apneia do sono

Dados de coleta de apneia do sono
Relógio pode detectar possíveis sintomas de apneia de sono e consulta com especialista (Foto: Victor Pacheco/Showmetech)

Para quem gosta de monitorar dados de sono, os relógios também podem ser usados como detectores de apneia do sono. Em todas as etapas de monitoramento, a empresa ressalta que os sinais apontados pelos relógios não devem ser usados como fatores únicos de diagnóstico, mas sim como uma base para que um especialista possa saber mais sobre suas noites de sono.

É necessário dormir com o relógio por duas noites após ativar a funcionalidade no aplicativo Samsung Health (ela não vem ativada nativamente) e, logo após você acordar, será possível checar se houve interrompimento na respiração durante a noite.

A diferença de medição de apneia do sono nos dois aparelhos não ocorre, mas vale a pena lembrar de que você precisa estar atento à bateria para que os relógios não descarreguem durante a noite e a medição não seja interrompida.

Acompanhamento de atividades físicas

Monitoramento de exercícios do galaxy watch8
(Foto: Victor Pacheco/Showmetech)

Desde que testo relógios inteligentes da Samsung, o acompanhamento de atividades físicas sempre me chamou atenção. O mais interessante de ambos os “Galaxy Watches” deste comparativo é que tudo fica mais dinâmico quando você tem um aparelho como este.

A Samsung também não tenta reinventar a roda: alguns exercícios ainda são detectados automaticamente, como caminhada, Corrida, Bicicleta, aparelho elíptico, aparelho de remada, nado em piscina e exercício dinâmico (categoria que abrange atividades de alto movimento geral, como a maioria dos treinos de academia).

Além dos modos de detecção automática, mais de 100 atividades físicas podem ser acompanhadas em tempo real pelos relógios, o que os coloca empatados quanto a isso. E por aqui acabam as semelhanças.

Galaxy Watch Ultra se diferencia do Watch8 pelo seu sistema de GPS de dupla frequência, que oferece maior precisão na localização em áreas urbanas densas ou trilhas, superando o GPS padrão do Watch8.

Watch ultra 2025
Watch Ultra 2025 entrega monitoramentos de atividades extremas (Foto: Victor Pacheco/Showmetech)

Botão de Ação adicional, exclusivo do modelo Ultra, permite aos usuários iniciar rapidamente exercícios ou marcar voltas durante a atividade, algo ausente no Watch8, que depende apenas da tela sensível ao toque e dos botões laterais convencionais.

Em termos de durabilidade, o Watch Ultra possui uma resistência à água superior, sendo certificado para uso em água do mar e atividades de mergulho recreativo, enquanto o Watch8 é mais adequado para natação em piscina e uso diário geral.

Finalmente, o Treinador de Corrida Personalizado do Watch Ultra é mais avançado e integrado com métricas de desempenho de alto nível, fornecendo dados mais profundos para atletas sérios em comparação com os insights mais gerais oferecidos pelo Watch8.

Bioimpedância

Análise de bioimpedância dos watch da samsung
(Captura de tela: Victor Pacheco/Showmetech)

A bioimpedância, ou Análise de Impedância Bioelétrica (BIA), é uma tecnologia utilizada em dispositivos vestíveis para medir a composição corporal. Ela funciona enviando correntes elétricas de baixa intensidade e imperceptíveis através do corpo para avaliar a resistência dos tecidos.

Com base nessa resistência, o relógio consegue estimar métricas importantes de saúde, como o percentual de gordura corporal, a massa muscular esquelética e os níveis de hidratação. A medição não elimina o teste real com um profissional e claro, como todo eletrônico, pode trazer alguns erros, mas vale a pena usar isso como base. É interessante de se ter para saber como você está evoluindo com o passar dos dias/meses.

Frequência Cardíaca

  • Dados de frequência cardíaca do galaxy watch ultra
  • Dados de carga vascular do galaxy watch ultra
  • Dados de índices de antioxidantes do watch ultra

Tanto o Samsung Galaxy Watch8 quanto o Samsung Galaxy Watch Ultra utilizam a mesma tecnologia de sensor para o monitoramento da frequência cardíaca e métricas avançadas. Ambos conseguem detectar:

  • Sensor Óptico de Frequência Cardíaca (PPG) e ECG: Ambos os relógios oferecem monitoramento contínuo da frequência cardíaca (PPG) e a capacidade de realizar eletrocardiogramas (ECG) para detectar ritmos irregulares, como a fibrilação atrial.
  • Carga Vascular: Esta métrica mede a quantidade de estresse no sistema vascular usando análise de onda de pulso durante o sono. Altos valores sugerem rigidez arterial e são influenciados por fatores de estilo de vida como sal e inatividade. A Carga Vascular está disponível na série Galaxy Watch8.
  • Índice de Antioxidantes: O Watch8 series introduziu o primeiro recurso de Índice de Antioxidantes em um smartwatch. Ele mede os níveis de carotenoides para fornecer insights sobre o estado antioxidante da dieta, uma métrica útil para um envelhecimento saudável.

Medidor de pressão arterial

Captura de tela do samsung health manager
É necessário ter um medidor de pressão para usar a funcionalidade (Captura de tela: Victor Pacheco/Showmetech)

O que também não muda é a medição de pressão arterial. No entanto, é fundamental notar que essa funcionalidade requer calibração regular (a cada quatro semanas) utilizando um monitor de pressão arterial tradicional (de braçadeira) de nível médico. Esse dispositivo de calibração adicional pode representar um custo extra significativo para o usuário.

Como o Watch Ultra chega com mais bateria e alertas de pressão alta são úteis a todo momento, o modelo mais caro acaba passando na frente do Watch8 tradicional, mas a performance de ambos os modelos em questão de medidor de pressão arterial é a mesma.

Eletrocardiograma

Dados de ecg do watch ultra
(Captura de tela: Victor Pacheco/Showmetech)

Em questão de ECG, os dois relógios também se assemelham bastante. Além da capacidade de realizar um eletrocardiograma (ECG) sob demanda para ver o ritmo cardíaco em tempo real, ambos os modelos contam com o recurso de Notificação de Ritmo Cardíaco Irregular (IHRN). Este recurso monitora proativamente os ritmos cardíacos em segundo plano, identificando sinais sugestivos de fibrilação atrial (FA) e notificando o usuário para que faça um ECG para análise posterior.

Vale lembrar que o ECG é sempre realizado de forma manual pelo relógio, sempre sendo necessário seguir as orientações para ter uma boa assertividade. Os resultados do ECG, incluindo os gráficos detalhados, são sincronizados automaticamente com o aplicativo Samsung Health Monitor no smartphone Galaxy.

Isso permite que o usuário acompanhe a evolução dos seus dados ao longo do dia e do tempo, e é possível compartilhar essas informações com um médico para fins de revisão ou consulta, servindo como apoio em um processo de diagnóstico.

Estresse

Dados de estresse captados pelo galaxy watch ultra
(Captura de tela: Victor Pacheco/Showmetech)

Os relógios medem o estresse analisando dois tipos de dados do sensor de frequência cardíaca: a frequência cardíaca (FC) e a variabilidade da frequência cardíaca (VFC), que é a diferença nos intervalos entre os batimentos cardíacos.

Embora essas medições sejam aproximações, elas fornecem insights valiosos sobre as tendências gerais de estresse e a reação fisiológica do seu corpo. A precisão melhora à medida que o relógio coleta mais dados sobre o usuário ao longo do tempo.

Os usuários podem escolher entre medir o estresse manualmente ou automaticamente. Para garantir resultados precisos, é recomendado manter o sensor limpo, permanecer imóvel durante a medição e garantir que a pulseira esteja bem ajustada. Altos níveis de estresse crônico estão associados a diversos problemas de saúde, tornando o monitoramento uma ferramenta útil para o bem-estar geral.

Índice AGEs

Índice ages captados pelo galaxy watch ultra
(Captura de tela: Victor Pacheco/Showmetech)

Índice AGEs (Produtos Finais de Glicação Avançada) é um indicador de saúde que avalia o acúmulo de certos compostos no corpo, os quais estão associados ao envelhecimento biológico e ao risco de doenças crônicas. O acúmulo de AGEs é natural, mas acelerado por dietas ricas em açúcares e gorduras, além de um estilo de vida sedentário. Os Galaxy Watch8 e Watch Ultra medem esse índice de forma não invasiva para fornecer uma avaliação relativa da saúde metabólica geral.

Monitorar o índice AGEs pode ajudar as pessoas a terem uma vida mais saudável, pois permite identificar como hábitos diários específicos, como a dieta e a atividade física, impactam diretamente a idade biológica e o estresse oxidativo.

Ao visualizar o índice no aplicativo Samsung Health, o usuário é incentivado a fazer escolhas mais conscientes para manter os níveis baixos, o que contribui para a prevenção de doenças e um envelhecimento mais saudável.

Ciclos de menstruação

Comparativo: galaxy watch8 vs galaxy watch ultra 2025. Comparamos os 2 melhores smartwatches da samsung, pra saber se você precisa mesmo do mais caro ou se terá tudo o que precisa no mais barato. Veja o review-comparativo:
(Captura de tela: Victor Pacheco/Showmetech)

Por meio do sensor de temperatura da pele que foi introduzida a partir da série Galaxy Watch5, é possível acompanhar ciclos de menstruação. O rastreamento pode ser acompanhado pelo aplicativo Samsung Health no seu celular, onde o usuário informa as datas do seu período menstrual.

Esse sensor de temperatura ajuda o algoritmo a estimar quando a ovulação pode ocorrer. Assim, o hardware e o método de rastreamento são idênticos nos dois modelos, mantendo a consistência do recurso em toda a linha de relógios mais recentes da Samsung.

Pagamentos com cartão

Nfc no galaxy watch ultra
Usuários podem usar Samsung Wallet ou Google Wallet (Foto: Victor Pacheco/Showmetech)

Para quem quer deixar o celular em casa, ambos os relógios também chegam com Samsung Wallet ou Google Wallet, permitindo o cadastro dos cartões salvos nos aplicativos do celular também nos relógios inteligentes. Pode ser uma opção interessante para quem treina mais pela noite ou simplesmente quer desconectar de tudo na hora de fazer algum exercício físico.

Como sou dono de um Galaxy S25 Ultra, consegui usar meu cartão da Nubank, salvo no Samsung Wallet, sem problemas, sendo necessária apenas uma confirmação no aplicativo do banco para o cartão ser adicionado em ambos os relógios.

Também testei o Google Wallet, que funciona de forma quase semelhante ao Samsung Wallet, e sem erros nos pagamentos. Para fazer os pagamentos via sensor NFC do relógio, você precisa definir um padrão de deslizar ou pin de seis dígitos, com foco na segurança.

Conectividade

Galaxy watch ultra e galaxy watch8
Watch8 tem versões com apenas Bluetooth ou Bluetooth + LTE, enquanto Watch Ultra tem suporte para apenas para LTE (Foto: Reprodução/Samsung)

O NFC está presente em ambos, mas há diferenças em questão de quem gostaria de ter internet a todo momento. Isso porque o Galaxy Watch8 tem versões apenas com função Bluetooth, então se você precisa estar conectado a todo momento, vale a pena se atentar.

O Galaxy Watch Ultra chega com suporte nativo para eSIMs desde sua primeira geração, então aqui não há a necessidade de uma escolha. Ao mesmo tempo, enquanto o Galaxy Watch8 de 40 mm na versão Bluetooth custa cerca de R$ 1.600, o Galaxy Watch Ultra 2025 está na casa dos R$ 2.500; vale a pena analisar o seu dia a dia para saber se o custo adicional realmente fará diferença em seu dia a dia.

Aplicativo Samsung Health

Aplicativo samsung health
(Captura de tela: Victor Pacheco/Showmetech)

Disponível até mesmo para quem não tem smartphone da Samsung, este é o aplicativo para verificar todos os dados coletados pelos relógios. A ideia é deixar tudo simplificado para o usuário não apenas ver os dados, mas também compartilhar as informações de saúde.

O mesmo aplicativo também vem instalado nos relógios, permitindo que você veja os dados de saúde mesmo sem o celular, que permite o uso independente. Caso vá treinar na rua ou na academia e prefira deixar o smartphone em casa, você ainda vai ter acesso aos dados de saúde, o que o coloca como um dos aplicativos de saúde mais completos do mercado.

Além de ver dados de saúde captados pelos relógios, você ainda consegue cadastrar lembretes para remédios, acompanhar a ingestão de água diária (inclusive indicando que bebeu água no relógio, por meio de um atalho), colocar calorias do que comeu durante o dia e até inserir dados de glicose no sangue.

Aplicativo Samsung Health Monitor

Health monitor do galaxy watch ultra
(Foto: Victor Pacheco/Showmetech)

O Samsung Health Monitor é o hub de recursos médicos regulamentados (Software as a Medical Device – SaMD). Mas ele exige, exclusivamente, que você tenha um smartphone da Samsung para ter acesso aos dados. O relógio ainda pode captar dados de ECG, pressão arterial e apneia do sono, mas ver isso no smartphone vai depender se você tem um aparelho da Samsung.

É aqui que residem o Eletrocardiograma (ECG), a Pressão Arterial, é ativada a detecção de apneia do sono e a a Notificação de Ritmo Cardíaco Irregular (IHRN). Este último merece destaque: ele atua silenciosamente em segundo plano, analisando sua pulsação enquanto você está em repouso e alertando proativamente sobre sinais de Fibrilação Atrial, sem que você precise abrir qualquer menu.

Para o usuário que precisa levar dados ao consultório, a integração é impecável. O aplicativo converte as leituras de ECG em arquivos PDF detalhados, prontos para serem compartilhados com seu cardiologista via mensagem instantânea.

Bateria e carregamento

Galaxy watch8 e galaxy watch ultra
Bateria ainda é um problema em ambos os modelos (Foto: Victor Pacheco/Showmetech)

A autonomia continua sendo o “Calcanhar de Aquiles” da linha Galaxy. O Galaxy Watch8 (com bateria de até 435 mAh no modelo maior) entrega cerca de 36 horas de uso com a tela sempre ativa (AOD) desligada. Já o Galaxy Watch Ultra, beneficiando-se de um chassi maior e bateria de 590 mAh, estende essa marca para aproximadamente 50 horas.

Embora o carregamento rápido (0 a 100% em cerca de uma hora) ajude a mitigar o problema, a comparação com concorrentes como a Huawei — que alcançam 7 dias ou mais — é inevitável. Contudo, é preciso entender a diferença de arquitetura: enquanto os rivais utilizam sistemas simplificados (RTOS), a Samsung roda o Wear OS, um sistema operacional complexo que permite multitarefa real e integração profunda com apps do Google, consumindo naturalmente mais energia.

A baixa autonomia cria uma “ansiedade de carga”. Se você esquecer de plugar o relógio antes de dormir caso ele esteja com baixa carga, corre o risco de ele desligar durante a noite, resultando não na perda dos dados já sincronizados, mas em lacunas irreversíveis no seu histórico de monitoramento de sono.

Para quem busca rastreamento de saúde 24/7 sem interrupções, criar uma rotina de carga quase diária ainda é obrigatório no ecossistema Samsung.

Preço e disponibilidade

Comparativo: galaxy watch8 vs galaxy watch ultra 2025. Comparamos os 2 melhores smartwatches da samsung, pra saber se você precisa mesmo do mais caro ou se terá tudo o que precisa no mais barato. Veja o review-comparativo:
Diferença de preço é de quase R$ 500 (Foto: Divulgação/Samsung)

Disponíveis no Brasil desde julho de 2025, ambos os modelos já podem ser comprados no Brasil com preço 30% menor do que o sugerido pela Samsung. Durante a escrita deste review, veja as opções que encontramos:

RelógioMercado LivreAmazonMagazine Luiza
Galaxy Watch8 de 40 mmBluetooth: R$ 1.619

Bluetooth + LTE: R$ 1.889
Bluetooth: R$ 1.619

Bluetooth + LTE: R$ 1.889
Bluetooth: R$ 2.161,39

Bluetooth + LTE: R$ R$ 2.599,00
Galaxy Watch8 de 44 mm Bluetooth: R$ 1.799,10

Bluetooth + LTE: R$ 2.069,10
Bluetooth: R$ 1.799

Bluetooth + LTE: R$ 2.299
Bluetooth: R$ 1.899,05

Bluetooth + LTE: R$ R$ 2.699,00
Galaxy Watch Classic 2025R$ 2.499
R$ 2.599
R$ 2.659,05

Conclusão: qual você deve comprar?

Galaxy watch8 e galaxy watch ultra 2025
(Foto: Reprodução/Samsung)

A decisão final se resume ao seu estilo de vida. O Galaxy Watch8 é, sem dúvida, a compra mais racional para 90% dos brasileiros. Ele entrega a mesma inteligência (Gemini), os mesmos sensores de saúde avançados e um design infinitamente mais confortável para dormir e trabalhar, custando significativamente menos. A perda em bateria e brilho é um compromisso aceitável pela ergonomia superior.

Já o Galaxy Watch Ultra é um equipamento de nicho. Ele só vale o investimento se você se encaixa em dois perfis: o atleta outdoor que precisa da resistência de 10 ATM e GPS de dupla frequência para trilhas e mar, sem contar a sirene de emergência, que pode ser um bom fator para possíveis emergências.

Ainda assim, o Galaxy Watch8 mais tradicional entrega uma experiência mais confortável, com mesmo sensor presente no modelo mais robusto. O Galaxy Watch Ultra 2025 está longe de ser um relógio inteligente ruim, mas leve em conta que vai ser necessário se adaptar a ter um modelo tão robusto no braço, que pode até mesmo deixar marcas de uso durante a noite.

A bateria ainda é um problema em ambos: a Samsung ainda precisa aprimorar a bateria de seus relógios inteligentes e, por mais que esteja consolidada no mercado de smartwatches, seu sistema operacional ainda exige muito da bateria. Quem sabe, a próxima geração nos traga modelos com uma melhor duração.

Se você aceita carregar o relógio diariamente em troca de um ecossistema inteligente e integrado, o Watch8 é o seu parceiro ideal. Se você precisa de robustez bruta e odeia tomadas, o Ultra é a sua única opção na linha Galaxy.

Especificações Técnicas

Galaxy watch8 e galaxy watch ultra 2025
(Foto: Reprodução/Samsung)

Especificações

Galaxy Watch8

Galaxy Watch Ultra (2025)

Sistema operacional

Wear OS 6 com Gemini (One UI 8 para relógios)

Tamanhos da Caixa

40 mm e 44 mm

47 mm

Dimensões

– 44mm: 43,7 x 46 x 8,6 mm (34,0g)

– 40mm: 40,4 x 42,7 x 8,6 mm (30,0g)

47,4 x 47,1 x 12,1 mm (60,5g)

Material do Corpo

Alumínio

Titânio Grau 4

Tela

Super AMOLED Always-On

Resolução

432×432 (40 mm)
480×480 (44 mm)

480×480

Tamanho da Tela

1.3” (40 mm) / 1.5” (44 mm)

1.5”

Proteção da Tela

Sapphire Crystal

Bateria

435 mAh
Suporte para carregamento rápido

590 mAh
Suporte para carregamento rápido

Certificações

5ATM + IP68, MIL-STD-810H

10ATM + IP68, MIL-STD-810H

Sensores

BioActive (frequência cardíaca, ECG, bioimpedância), temperatura da pele, acelerômetro, giroscópio, barômetro, bússola

BioActive (frequência cardíaca, ECG, bioimpedância), temperatura da pele, acelerômetro, giroscópio, barômetro, bússola e profundímetro

Conectividade

Bluetooth 5.3, Wi-Fi, LTE (opcional), GPS, NFC

Bluetooth 5.3, Wi-Fi, LTE, GPS, NFC

Recursos Galaxy AI

Sim (resumo de sono, sugestões de treino, assistente de escrita, etc.)

Sim (inclui sugestões outdoor e relatórios ambientais)

Compatibilidade

Android (One UI 6.0 ou superior)

Veja também

Com algumas informações: VERSUS l GSM Arena

Revisado por Tiago Rodrigues em 08/12/2025


Descubra mais sobre Showmetech

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário
Posts Relacionados